quarta-feira, 6 de abril de 2011

Matéria Basílico Gastronomia na web


A loja mal completou um ano e já é um sucesso. Com uma produção diária média de 8 mil unidades, a Brigaderia se prepara para abrir duas novas casas, sempre apostando na qualidade dos ingredientes e no conceito de comida artesanal e emocional. A proprietária e idealizadora da marca, Taciana Kalili, conta sua receita de sucesso e a história por trás de seus brigadeiros.

Como surgiu a Brigaderia?

Eu sempre fiz doces como hobby, principalmente nas festas de família. Quando meu marido completou 50 anos eu resolvi organizar a festa e cuidei de toda a comida, inclusive dos doces. Como eu percebi que em todas as minhas festas o brigadeiro era sempre o primeiro a acabar, resolvi fazer várias versões de brigadeiro para o aniversário.

No dia seguinte, as pessoas me ligaram perguntando quem tinha feito os doces, o que me motivou a começar a fazer os brigadeiros por encomenda. Depois de 6 meses em casa, quando meu apartamento estava tomado pelas caixas de doces e o prédio inteiro cheirava a chocolate, eu procurei o Shopping Market Place para abrir a primeira loja.

Como é a busca por novos sabores?

Os clientes são muito importantes nesse processo. Eles conversam, me dão ideias e sugestões. Uma cliente me ligou uma vez às dez horas da noite para contar do Romeu e Julieta que a avó fazia e me passou a receita. A maioria dos produtos criados hoje veio pelo feedback que os clientes dão na loja.

Como você chegou à sua receita do brigadeiro?

Há muitas variáveis, principalmente por causa da quantidade. Dizem que eu tenho TOC, porque eu ainda faço a receita para 100 brigadeiros, como eu fazia quando pegava encomendas em casa. Não quero aumentar o tamanho da panela e dobrar a quantidade de ingredientes, por exemplo. Muita gente tenta me convencer de que não muda nada, mas eu não acho que o resultado seja o mesmo.

O que eu fui aperfeiçoando foi a qualidade dos ingredientes. Eu pesquiso bastante, faço vários testes e estou sempre atrás dos fornecedores para procurar o que me interessa. Eu não preciso ter 50 sabores diferentes, preciso de qualidade. Os brigadeiros devem ter o gosto que o público busca. E eu vou sempre tentando aperfeiçoar os que já estão dando certo.

Como conquistar o mercado com um doce tradicional que todo mundo faz em casa?

Os nossos clientes nem pensam nisso. A gente mostrou uma outra forma de fazer brigadeiro, que eu nem digo que é uma forma gourmet, eu não tenho essa pretensão de ser gourmet, muito pelo contrário. A nossa receita é muito caseira, mas os clientes não têm acesso aos ingredientes que nós usamos. Nós abrimos uma empresa de importação para trazê-los do exterior. Os clientes conhecem a qualidade dos nossos produtos. A receita do brigadeiro pode até ser a mesma, mas o sabor não é.

E o que vem por aí na Brigaderia?

Para o inverno, eu pretendo fazer uma parceria com a Valrhona, para explorar as bebidas quentes de chocolate. Estou preparando também harmonizações especiais de diferentes cafés com os brigadeiros e uma linha de louças para chocolate quente, pensadas para proporcionar mais prazer na hora de tomar a bebida; só vendo mesmo para entender. E a nossa loja no Shopping Iguatemi abre no dia 12 de abril, com um espaço com mesinhas e internet, para as pessoas relaxarem no meio da loucura da Faria Lima.


Brigaderia
Telefone: (11) 2373-0211
Shopping Pátio Paulista: Rua Treze de Maio, 1947, Bela Vista
Shopping Pátio Higienópolis: Av. Higienópolis, 618, Higienópolis
Shopping Market Place: Av. Dr. Chucri Zaidan, 902, Santo Amaro