terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cultura Empreendedora


O que faz uma pessoa ser empreendedora? Há várias explicações - e entre elas certamente está o ambiente do qual a pessoa se origina. Empreender pode ser um processo que inicia na relação familiar, ainda criança, mesmo que só aflore mais tarde.
A vontade de ser independente, de ter o próprio negócio, é essencial para que alguém possa desenvolver as competências necessárias para empreender com sucesso.
É o caso de Taciana Kalili, que fundou a Brigaderia - uma rede que tem atualmente oito lojas em shopping centers de São Paulo e vende um doce que todo mundo sabe (ou acha que sabe) fazer: o brigadeiro.
São mais de 10 mil unidades vendidas a cada dia. Taciana atribui seu sucesso a sua origem cultural. O prazer pela culinária e o jeito aconchegante de receber pessoas como na casa da avó são fundamentais em seu negócio.
Ela transformou a tradição num negócio inovador. Recriou um doce popular e transformou uma receita simples em presente sofisticado.
Dito assim, parece simples. Mas, no caso de Taciana, a "sacada" de que o doce de sua infância poderia se transformar no seu negócio explica parte do sucesso. Some-se a isso o fato de ela ter nascido numa família que valorizava o trabalho.
Para empreender, o ambiente familiar e cultural são importantíssimos e Taciana, desde cedo, teve sua atenção voltada para o valor do trabalho. O pai de Taciana, médico do interior de Minas Gerais, sempre a estimulou trabalhar.
Desde a adolescência, como queria ser independente - e não queria tornar-se médica, como o pai , teve vários empregos. Administrou pequenas empresas, foi designer de moda e exerceu diversas atividades.
A educação pelo trabalho, forte na cultura americana, pode ser encontrada em algumas famílias brasileiras.
As experiências como vender sanduíches na escola, fazer artesanato de material reciclável, trabalhar no comércio na época do Natal são atividades educativas para os jovens, proporcionam uma relação positiva com o trabalho, valorizam o esforço e a conquista pessoal, além de criar uma noção de responsabilidade e independência financeira.
A prática de esportes também ajuda a explicar as escolhas de Taciana. Além dos benefícios físicos que proporcionam, eles estimulam a sociabilidade, mostram o valor da persistência na conquista de resultados.
Taciana foi jogadora da seleção brasileira infanto-juvenil de vôlei e atribui a esse fato sua capacidade de liderar equipes e trabalhar com paixão. O vôlei a ajudou a sonhar alto, a ter disciplina e buscar a superação.
Praticar um esporte na juventude ensina a lidar com as frustrações: ora se ganha, ora se é superada por um competidor mais bem preparado. Os jovens podem desenvolver um sentido de competitividade saudável que pode ser a base para empreender no futuro.
Seu negócio começou em 2009 quando Taciana fez 500 brigadeiros, de diversas variedades, para a festa de aniversário do marido. Os convidados gostaram e ela passou a aceitar encomenda para as festas de amigos.
A Brigaderia, que ela fundou algum tempo depois, é uma releitura da casa da sua avó. Para Tatiana, tudo está acontecendo rápido, mas ela tem tanta certeza de seu propósito e sua capacidade de empreender que parece que o mundo conspira a favor de seu sucesso.
Aos 34 anos sonha em poder proporcionar trabalho a muitas pessoas, novas emoções para os clientes e boas referências para seus filhos.
----------------------------------------------------------
Por: Mara Sampaio - Psicóloga e especialista em cultura empreendedora.